Metodologia do design
A metodologia de trabalho proposta para um projecto de design completo está estruturada em seis fases principais que podem ser subdivididas consoante o tipo de projecto. No entanto, apesar destas fases aparecerem inicialmente com uma ordem determinada, não significa que se trate de um processo linear. É normal que ao largo do processo de design seja necessário voltar a uma fase anterior. Assim, pode-se dizer que a metodologia do design é um processo dinâmico que requer uma gestão adequada para alcançar os objectivos a que se propõe.
Mas nem sempre os projectos de design abarcam todas as fases da metodologia proposta, e isso pode dever-se a vários factores. Por exemplo, porque o cliente tenha começado as fases iniciais a nível interno e só queira subcontratar serviços a partir de uma fase posterior; ou porque prefere iniciar o projecto com uma consultoria externa e continuá-lo depois a nível interno; ou qualquer outra circunstância. Não obstante, independentemente dos motivos que levem o cliente a subcontratar apenas algumas das fases do projecto, o desejável será que se contrate um serviço completo para conseguir os melhores resultados ou, como alternativa, o cliente opte pela contratação de um serviço de consultoria em Gestão do Design.
Metodología propuesta:
-
-
-
-
-
-
BRIEFING
Cada projecto começa com a definição do briefing (ou programa de design) – um documento escrito, desenvolvido com base na informação proporcionada pelo cliente ao largo das reuniões prévias ao inicio do projecto. No briefing marcam-se os limites e definem-se os objectivos.
Neste programa de design incluem-se todos os dados do cliente e do projecto, como sejam as características do mercado e usuário objectivo, as condições de uso, as especificações técnicas e normativas pertinentes, o preço objectivo, e um calendário de trabalho considerando as várias fases do projecto.
O briefing é um documento de especial importância para o bom rumo do projecto. Como tal, deve ser redigido em estreita colaboração com o cliente para que este aporte toda a informação necessária ao projecto. É importante seguir com rigor as indicações contempladas no briefing e sempre que seja necessário alterá-lo por algum motivo de nova aparição, as modificações devem ser devidamente justificadas e incluídas em anexos.
| voltar a metodologia proposta |
INVESTIGAÇÃO
A investigação pode ser entendida como uma das fases de um projecto global, ou como um projecto em si mesmo. Assim, pode ser abordada com distintos níveis de profundidade e o seu alcance dependerá do enfoque de cada projecto.
A fase de investigação sempre se divide em duas partes: pesquisa e tratamento da informação. Na primeira parte reúne-se informação de vários âmbitos, como por exemplo o mercado objectivo, a tipologia de usuário, a concorrência directa e indirecta, materiais, etc.. Uma vez recompilada a informação necessária procede-se à sua análise e apresentação, normalmente em forma de mood boards (matrizes de imagens) de posicionamento e tendências.
Por vezes, dependendo das conclusões extraídas da investigação, pode ser necessário redefinir o briefing com vista a continuar o projecto da melhor maneira.
| voltar a metodologia proposta |
DESIGN CONCEPTUAL
Esta fase da inicio à formalização do Produto. Para isso, e segundo a natureza do projecto, organizam-se brainstormings, fazem-se esboços, e realizam-se modelos tridimensionais (tanto virtuais como reais) com o fim encontrar uma resposta formal e funcional equilibrada. Nesta fase é costume apresentar dois ou três conceitos com o principal objectivo de seleccionar uma linha estilística a seguir.
| voltar a metodologia proposta |
REFINAMENTO DO DESIGN
Com base no conceito escolhido pelo cliente faz-se o refinamento do design. Corrigem-se os aspectos discutidos na apresentação anterior e aprofundam-se os pormenores. Constrói-se um modelo virtual 3D mais detalhado e realizam-se outras versões do Produto (quando proceda).
| voltar a metodologia proposta |
DESENVOLVIMENTO TÉCNICO
O alcance do desenvolvimento técnico depende, em grande parte, da tecnologia a utilizar na fabricação do Produto.
Podem-se desenvolver os aspectos construtivos e de fabricação, modelos 3D para a execução de maquetas à escala e a documentação técnica necessária.
| voltar a metodologia proposta |
ASSISTÊNCIA AO PROTOTIPO
Para garantir a boa execução do Produto faz-se um acompanhamento dos protótipos necessários e/ou um seguimento da fabricação da primeira unidade através de visitas periódicas aos fabricantes.
| voltar a metodologia proposta |
| subir |